ATIVIDADE DE PORTUGUÊS SOBRE
VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
1. Observe a imagem abaixo e responda as perguntas a
seguir:

a) Que
variedade linguística o personagem da imagem acima usou para se expressar:
linguagem culta ou coloquial?
b) Observando
bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem
fale dessa forma?
c) Esse
jeito como o personagem falou deu para o ouvinte/leitor compreender?
d) Essa
variedade linguística usada por ele é considerada “correta” ou
“errada”? Por que?
e) Reescreva
essa fala do personagem seguindo a norma culta da linguagem.
2. Leia o texto abaixo e responda as questões sugeridas:
Nos últimos meses, as
prefeituras municipais de todo o Brasil, em especial as da Região Nordeste e Norte
têm sofrido com a queda de suas receitas devido o Governo Federal ter
reduzido a zero um imposto que beneficiou as montadoras de carro, mas que
provocou o chamado “efeito dominó”, afetando os cofres de milhares de
municípios pobres ou de renda per capita muito baixa.
(Jornal
Folha de São Paulo, 20/03/2012)
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a) Que
gênero textual é esse acima?
b) Que variedade
linguística foi usada para escrever esse texto?
c) Por que
foi usado esse variedade e não outra?
3. Leia a música a seguir e faça o que se pede:
Tenho visto tanto coisa nesse
mundo de meu Deus
Coisas que prum cearense não
existe explicação Qualquer pinguinho de chuva fazer uma inundação
Moça se vestir de cobra e dizer
que é distração
Vocês cá da capitá me adiscurpe
essa expressão
No Ceará não tem disso não...
Tem disso não, tem disso não...
(Luiz
Gonzaga)
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a) Que variedade linguística foi usada para
escrever essa música?
b) Essa variedade atrapalhou no entendimento da música?
c) Se essa música fosse escrita/cantada seguindo a risca
a norma culta da língua, continuaria com a mesma beleza melódica?
d) Retire desta música palavras e expressões da
linguagem coloquial?
4. Que variedade
linguística (culta ou coloquial) podemos ou devemos usar nas
seguintes situações:
a) Falando em público sobre
política.________________________________
b) Numa pequena mensagem de celular para um amigo
próximo. __________________________
c) Numa pequena mensagem de celular para o seu professor
de português.___________________
d) Numa carta de reclamação para a presidente Dilma.
________________________________
e) Numa conversa na praça entre
amigos._________________________________
f) Um
debate numa conferencia nacional sobre meio ambiente.__________________________
g) Um bilhete para irmã explicando que você foi à
padaria comprar pão._____________________
h) Um
bilhete para a diretora da sua escola explicando o porquê da sua falta de
hoje.___________________________________
i)
i) Uma redação solicitada pelo professor de
português.______________________________
5. Leia o texto retirado do Facebook de um adolescente e
responda as perguntas:
E aí, moral! Tu vai p/ ksa do
Paulin estudar hj?
Se for, chama o kbça tbm q ele
disse q keria ir.
Vlw, muleq! Jo@o
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a) A variedade linguística deste texto é considerada culta ou coloquial?
b) Por
que o autor desta mensagem escreveu para o colega usando essa escrita?
c) Essa
escrita pode ser usada nos trabalhos escolares? Por que?
d) Essa
escrita atrapalhou o seu entendimento do texto?
e) Reescreva
essa mesma mensagem usando a norma culta da língua.
f) Retire
desta mensagem duas expressões que são consideradas gírias.
A linguagem da charge revela:
a) Pela variedade
linguística usada pelos falantes eles não conseguem se comunicar.
b) Evidenciamos
um uso formal da linguagem, visto que eles personagens são estudantes.
d) A
fala dos personagens evidenciam o uso coloquial da linguagem, motivado por
diversos fatores.
e) Não
há nenhum tipo de problema com a linguagem usada por eles, podendo ser
utilizada também em trabalhos escolares, requerimentos...
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