terça-feira, 20 de setembro de 2016

Advérbios de intensidade

muito, demais, pouco, tão, em excesso, bastante, mais, menos, demasiado, quanto, quão, tanto, assaz, que (equivale a quão), tudo, nada, todo, quase, de todo, de muito, por completo, extremamente,intensamente, grandemente

                                                              Exercícios

1. Classifique os advérbios sublinhados. Siga o exemplo.

Talvez ela viaje - advérbio de dúvida

a)  Não irei ao passeio.                  
b)   Gosto de quem fala bem.               
c)   Sim, posso ir com você.               
d)   Amanhã levarei os livros.             
e)   Vi um ninho  na árvore.           
f)   Chegamos muito tarde para a aula.    
g)   Ela não sabe como perdeu.            
h)   Gostaria de esperar um pouco?.       
i)   Perto deles, todos ficam em paz.       
j)    Olhei calmamente a paisagem.
k)   Nunca mais nos veremos.              

   2.  Complete as frases com os advérbios pedidos entre parênteses.
a) As meninas cantaram    ___________________________ (advérbio de modo)
b) ___________________________ , lemos um trecho sobre o pantanal. (advérbio de tempo)
c) O menino ____________________ sabe como perdeu o dinheiro. (advérbio de negação)
d) Voltaram ___________________________ tarde. (advérbio de intensidade)
e)  ___________________________ vovô não queira vir. (advérbio de dúvida)
f)  Eles estavam ___________________________ agitados. (advérbio de intensidade)
g) Elas voltaram ___________________________ para o colégio. (advérbio de modo)
h) ___________________________ eu lhe telefonarei. (advérbio de tempo)
i)  Bete estava ___________________________ da praia. (advérbio de lugar)
j)  ______________________ nós falaremos amanhã (advérbio de afirmação)
k) Eles ______________________ querem ir para o shopping. (advérbio de negação)

3) Indique a alternativa que expressa incorretamente a circunstância do advérbio sublinhado:
 a) Talvez ela vá ao seu encontro. (tempo)
b) Certamente as instruções foram seguidas à risca. (Afirmação)
c) Alguns não conseguiram sair de . (Lugar)
d) Todos ficaram meio tristes com a notícia. (Intensidade)
e) Não me venha com reclamações. (Negação)

4)  Identifique nos pares de frases a seguir se a palavra em destaque é adjetivo ou advérbio.
a)   Na nossa viagem deu tudo errado. ________________________
 Ele pegou o ônibus errado. ______________________________
b)   Era a aluna certa para apresentar o trabalho. _____________________________
 Ela sempre estudou certo. __________________________________________
c)   Era um funcionário lento para o trabalho. _______________________________
Esse funcionário trabalha lento demais. _________________________________
d)   Você está andando rápido. __________________________________________
Minha mãe é rápida no trânsito. ______________________________________

5) Nos textos abaixo, quais destas circunstâncias os advérbios e as locuções adverbiais expressam?
tempo     lugar      modo

a)   Outra do pobre do gato que caiu nas garras do Joãozinho: _______________ A vizinha abre a porta. É o Joãozinho. – Dona Maria, posso entrar no seu quintal? ____________________________ – Não. Deixa que eu vou para você. O que é que caiu lá desta vez? _______ – Minha flecha. – Onde ela está? – Espetada no seu gato. ________________
 (Ziraldo)


b)   O relógio costura, meticulosamente, quilômetros e quilômetros do silêncio noturno. ______________________________ De vez em quando, os velhos armários estalam como ossos.________ Na ilha do pátio, o cachorro, ladrando.__________________________ (É a lua) E, à lembrança da lua, Lili arregala os olhos no escuro.____________

(Mário Quintana)


Nenhum comentário:

Postar um comentário