Nome:____________________________________nº:____ Série:_____
Atividade avaliativa sobre coerência e coesão
1-
As conjunções tem um papel importante na construção
da coerência e coesão de um texto.
Escreva o texto a seguir completando os espaços com as conjunções
sugeridas no quadro:
Muito
suor, pouca descoberta
O trabalho do arqueólogo tem emoções, sim. __ não pense em Indiana Jones, bandidos e
tesouros. É verdade___ os arqueólogos passam um bom tempo em lugares
excitantes, como pirâmides e ruínas. ___as emoções acontecem mesmo é nos laboratórios,
___identificam a importância das coisas que acharam nos sítios
arqueológicos.____, é preciso persistência para encarar a profissão, ___os
resultados demoram, e muita gente passa a vida estudando
sem fazer grandes descobertas.
No Brasil, é necessário fazer
pós-graduação, ___não há faculdade de Arqueologia. ___, é preciso gostar
de viver sem rotina, ___o arqueólogo passa meses no laboratório e outros em
campo. O prêmio é fazer descobertas que mudam a história.
(Revista
Recreio nº 1)
2-Observe o
processo linguístico que a interpretação de um elemento expresso no texto
remete a outro que já foi utilizado para construir o texto.
Governo do Amazonas anuncia criação de novas áreas de preservação
Folha
online, 05/09/2003, Kátia Brasil da Agência Folha, em Manaus
O governo do Amazonas anunciou hoje a criação de seis novas áreas
de preservação ambiental no Estado. São 4,2 milhões de
hectares transformados em parque, floresta estadual, reservas
extrativistas e de desenvolvimento sustentável.
As regiões onde se situam essas áreas são ricas em biodiversidade
e ambiente natural de espécies em extinção, como o peixe-boi, a ariranha e boto
tucuxi.
O secretário de Estado do Meio Ambiente disse que com as seis
novas áreas, o governo aumenta para 12,2 milhões de hectares o total de
áreas protegidas na esfera estadual.
"O fato de nós termos 98,2 % da cobertura vegetal intacta
não significa que vá ficar assim eternamente. Estamos evitando que o
desmatamento chegue a essa área, que é o coração da Amazônia."
"Essas reservas possibilitam a permanência das populações
tradicionais e ao mesmo tempo a conservação da natureza, isso é
responsabilidade social", disse o secretário.
a)
Agora, complete o quadro, relacionando o que foi sublinhado aos
elementos a que se referem e que aparecem antes. Com isso, comprovamos que a
interpretação de um elemento no texto depende da interpretação de outro(s)
elementos(s).
Elementos
sublinhados no texto
|
Elementos a que
se referem, citados antes
|
1.
|
|
2.
|
|
3.
|
|
4.
|
|
5.
|
|
6.
|
|
7.
|
|
8.
|
|
9.
|
|
|
|
|
|
3- Faça a análise
do texto, “Maneiras de amar” de Carlos Drummond de Andrade, explorando os
mecanismos responsáveis pelo estabelecimento da coesão e da coerência.
a) Observe a palavra jardineiro. Quais
os outros elementos que se referem a palavra sublinhada.
b) Observe a palavra flores. Quais os outros elementos que se
referem à palavra sublinhada
c) Aponte quais foram
as outras intervenções que o autor fez para evitar as repetições e tornar este
texto coeso e coerente.
Maneiras de amar
(Carlos Drummond de Andrade)
O jardineiro
conversava com as flores, e
elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou
escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara,
ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de
natureza.
Em vão, o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol
chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma
situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca,
entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a
terra, na ocasião de vida.
O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado
diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o
embora, depois de assinar a carteira de trabalho dele.
Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se
porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de
todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem. "Você
o tratava mal, agora está arrependido?" "Não", respondeu
"estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de
amar, ele sabia disso e gostava".
Disponível no site:http://www.napontadoslapis.com.br/2009/10/maneiras-de-amar-por-drummond-contos.html
4-Reúna os períodos usando o
pronome relativo "que" para eliminar repetições.
Exemplo:
Eu
conheço uma pessoa inteligente. Esta pessoa faria o trabalho com perfeição.
Eu conheço uma pessoa inteligente que faria o trabalho com perfeição.
Eu conheço uma pessoa inteligente que faria o trabalho com perfeição.
1.
O plano era excelente. Concebemos o plano em nossa
última sessão.
2. A partida não foi nada interessante. Tivemos a oportunidade de ver a partida pela televisão.
3. O número de pessoas influiu na decisão do diretor. Estas pessoas frequentam o clube.
4. A oferta é das mais vantajosas. Você me fez a oferta ontem.
5. Não pudemos participar da competição. A competição realizou hoje de manhã.
6. Jamais aceitaremos as ideias. Você adotou as ideias sem refletir.
7. As roupas não me serviram. Comprei as roupas pelo reembolso
2. A partida não foi nada interessante. Tivemos a oportunidade de ver a partida pela televisão.
3. O número de pessoas influiu na decisão do diretor. Estas pessoas frequentam o clube.
4. A oferta é das mais vantajosas. Você me fez a oferta ontem.
5. Não pudemos participar da competição. A competição realizou hoje de manhã.
6. Jamais aceitaremos as ideias. Você adotou as ideias sem refletir.
7. As roupas não me serviram. Comprei as roupas pelo reembolso
5-Uma pessoa está sendo acusada
de homicídio. Ao ser presa, faz a seguinte declaração:
“Podem acusar-me: estou com a
consciência tranquila”.
Os dois pontos poderiam ser
substituídos por uma conjunção, o que foi feito nas frases abaixo. Selecione
aquelas que você acha que fazem sentido, levando em consideração o contexto em
que ela foi dita e tentando justificar suas escolhas.
a)Podem acusar-me, porque estou
com a consciência tranquila.
b) Podem acusar-me, mas estou com a consciência tranquila.
c) Podem acusar-me, portanto estou com a consciência tranquila.
d) Podem acusar-me, e estou com a consciência tranquila.
e) Podem acusar-me, ou estou com a consciência tranquila.
b) Podem acusar-me, mas estou com a consciência tranquila.
c) Podem acusar-me, portanto estou com a consciência tranquila.
d) Podem acusar-me, e estou com a consciência tranquila.
e) Podem acusar-me, ou estou com a consciência tranquila.
6-Observe a propaganda
A) O pronome neste faz referência a qual palavras?
B) Que brincadeira corre o risco de acabar mais cedo?
7- Observe a tirinha.
a) O pronome aquilo se refere a que coisa? Há uma ironia na tirinha.
Explique-a
onde posso encontrar as respostas ?
ResponderExcluir