VARIAÇÕES
LINGUÍSTICAS – EXERCÍCIOS
Texto 01:
Tipos de assaltantes
• Assaltante nordestino: — Ei, bichim… Isso é um
assalto… Arriba os braços e num se bula nem faça muganga… Arrebola o dinheiro
no mato e não faça pantim se não enfio a peixeira no teu bucho e boto teu fato
pra fora! Perdão, meu Padim Ciço, mas é que eu to com uma fome da moléstia…
• Assaltante mineiro: — Ô sô, prestenção… Isso é um
assarto, uai… Levanta os braço e fica quetim quesse trem na minha mão tá cheio
de bala… Mió passá logo os trocado que eu num tô bão hoje. Vai andando, uai! Tá
esperando o quê, uai?
• Assaltante gaúcho: — Ô, guri, ficas atento…
Bah, isso é um assalto… Levantas os braços e te aquietas, tchê! Não tentes nada
e cuidado que esse facão corta uma barbaridade, tchê. Passa as pilas pra cá! E
te manda a La cria, senão o quarenta e quatro fala.
• Assaltante carioca: — Seguinte, bicho… Tu te deu
mal. Isso é um assalto. Passa a grana e levanto os braços, rapá… Não fica de
bobeira que eu tiro bem pra… Vai andando e, se olhar pra trás, vira presunto…
• Assaltante baiano: — Ô, meu rei… (longa pausa) Isso
é um assalto… (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não… (longa
pausa) Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado… Vai passando
a grana, bem devagarinho… (longa pausa) Num repara se o berro está sem bala,
mas é pra não ficar muito pesado… Não esquenta, meu irmãozinho! (longa pausa)
Vou deixar teus documentos na encruzilhada…
• Assaltante paulista: — Orra, meu… Isso é um assalto,
meu… Alevanta os braços, meu… Passa a grana logo, meu… Mais rápido, meu, que eu
ainda preciso pegar a bilheteria aberta para comprar o ingresso do jogo do
Corinthians, meu… Pô, se manda, meu…
(Autor desconhecido
– Texto circulando na internet)
01) O que você percebeu no texto acima? Comente:
02) Transcreva de cada uma das cenas duas palavras ou expressões
próprias do:
·
nordestino:
·
mineiro:
·
gaúcho:
·
carioca:
·
baiano:
·
paulista:
03) Além da linguagem, o texto também revela comportamentos ou hábitos
que supostamente caracterizam o povo de diferentes estados ou regiões. Diga o
que caracteriza, por exemplo, o nordestino, o baiano e o paulista:
Texto 02: Causo de mineirinho
Sapassado, era sessetembro, taveu na cuzinha tomano uma pincumel e cuzinhano
um kidicarne cumastumate pra fazer uma macarronada cum galinhassada. Quascaí
dessusto quanduvi um barui vindedenduforno, parecenum tidiguerra. A receita
mandopô midipipoca denda galinha prassá. O forno isquentô, o mistorô e o fiofó
da galinhispludiu! Nossinhora! Fiquei branco quinein um lidileite. Foi um trem
doidimais! Quascaí dendapia! Fiquei sem sabê doncovim, proncovô, oncontô.
Oiprocevê quelocura! Grazadeus ninguém semaxucô!
(autor
desconhecido)
04) O texto acima apresenta aspectos interessantes de variação
linguística. Que dialeto é utilizado para construir o humor do texto?
05) Observando a escrita de algumas palavras do texto, deduza: O que
caracteriza esse dialeto?
06) Também é possível observar no texto variações de registro,
especialmente quanto ao modo de expressão. O texto apresenta marcas da
linguagem escrita ou da linguagem oral? Dê alguns exemplos que justifiquem sua
resposta:
Leia a tirinha.

07) Que variação linguística está sendo usada por Chico Bento e seu pai?
Por quê?
08) A que gênero textual pertence o texto acima?
09) Que tipo de linguagem é utilizada nos quadrinhos: verbal, não verbal
ou mista? Por quê?
10) Reescreva todas as falas fazendo uso da variedade padrão:
Texto 04:


11) Na tirinha acima, Chico Bento e a professora utilizam o mesmo tipo
de variedade linguística? Explique da melhor forma possível:
12) Reescreva as falas consideradas inadequadas com relação à norma
padrão:
13) Foi preciso fazer alguma alteração na fala da professora? Por quê?
14) Invente uma possível fala para a professora, após a confissão do
Chico Bento:
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